ARTUR MOTTA FALA SOBRE RESTRIÇÃO ALIMENTAR, ROTINA ALIMENTAR E MUITO MAIS

 A nutrição é a base no level 1 do programa de treinadores de Crossfit. Sem uma alimentação balanceada e estratégica, nosso desempenho fica comprometido. Esses e outros assuntos abordamos com o nutricionista esportivo e crossfiteiro  Artur Motta (CRN2 : 15059-D).



Qual a diferença entre uma rotina alimentar entre uma pessoa com vida ativa e de um crossfiteiro?





O Crossfit tem a característica de ter uma intensidade mais alta, e acaba gerando um gasto calórico maior. Precisamos ter uma atenção ainda mais especial para a rotina alimentar e aporte calórico para conseguir ter uma boa demanda de energia, boa performance e para recuperação da sessão de treino.


Geralmente é um treino que deixa o indivíduo bem dolorido, atenção não somente para macronutrientes como por exemplo: proteínas, carboidratos e gorduras. Mas também para micronutrientes: vitaminas, minerais, antioxidantes que conseguem ajudar nosso corpo a se recuperar dos treinos mais intensos e ativos.



Emagrecimento e Crossfit:                           



Qualquer de alteração corporal acontece de acordo com uma conta matemática. Se ela tem um padrão alimentar onde ela ingere mais calorias que ela gasta, mesmo com o Crossfit, não vai obter o resultado que ela gostaria. Por isso é tão importante um acompanhamento nutricional que considere uma margem matemática com um déficit calórico, ou seja, ingerir menos calorias, ou gastar mais calorias (onde o crossfit entraria). 


Restrição alimentar e Crossfit: 


Os Crossfiteiros acabam tendo uma alimentação mais flexível. Nos campeonatos é um momento à parte, um momento de descontração, confraternização. Não é um padrão alimentar, é uma exceção.

Açaí e Hambúrguer, batata (exemplos de comidas que são ofertadas em campeonatos) tem como objetivo, repor as energias com rapidez por conta do número de provas no mesmo dia. Esses alimentos têm uma grande densidade calórica, uma grande quantidade de carboidratos em um volume menor. Menos volume e mais calorias para obter um resultado nas próximas provas, então é todo um contexto.




Então a questão dos food trucks nos campeonatos é estratégico? 

 R: Com certeza! 


Os desmaios, vômitos em competições é resultado de uma má nutrição?



A questão de náuseas, desconfortos… tem relação direta com o que a pessoa comeu em um momento próximo do exercício. Ou ela está comendo alimentos que têm uma digestão muito lenta, que são por exemplo: alimentos muito ricos em gorduras, muito ricos em proteínas, muito ricos em fibras. Ou essa pessoa está comendo próximo ao treino. 


Como funciona no nosso metabolismo: Temos dois grandes sistemas de circulação sanguíneo, um que vai focar no processo digestivo, e o outro na circulação periférica (tecido muscular). Se o atleta comer um alimento de digestão lenta próximo ao exercício, o sangue vai estar focado no visceral e vai faltar no tecido muscular. O meu mecanismo primitivo vai tentar expulsar o que está causando essa digestão, que é colocar para fora o alimento que está “ocupando” energia naquele momento de necessidade.


Quando pensamos em pré treino é muito mais importante pensar no que comemos bem antes do treino. Dentro do crossfit, nosso principal combustível é chamado de glicogênio muscular, ele é sintetizado na ingestão de carboidratos, mas essa conversão demora de 4 a 8 horas para acontecer. 


“Para uma pessoa que treina às 6h da manhã, por exemplo, a refeição mais importante é a janta.”


Essa refeição, que acontece uma hora antes do treino, tem por objetivo modular somente o bem estar durante o exercício.





FALANDO EM PRÉ TREINO…

Pode treinar em jejum?


“Eu, particularmente, gosto de treinar em jejum de manhã. Tenho pacientes que treinam às 6h e gostam de comer alimentos sólidos.”


Na verdade, temos que trabalhar com testes! Isso é uma questão particular. Tem pessoas que preferem treinar em jejum e tem pessoas que precisam do pré treino.

O que podemos pensar: Reduzir o volume de pré-treino das pessoas que ficam mais enjoadas (inserir frutas, alguns alimentos como geleia, mel, um suco de frutas) que nesse contexto digestivo, teria menos probabilidade de influir negativamente no exercício.









E o Whey Protein? É possível, uma pessoa que tem por objetivo, ganhar massa muscular, comer a quantidade necessária de proteínas sem fazer complemento com o whey?



Tem, sim! A gente sempre prioriza os alimentos sólidos: ovos, frango, carne, proteína de soja, tofu. Todas as fontes de proteína animais ou vegetais. O Whey pode ser um facilitador na rotina. Uma pessoa que não consegue comer uma refeição sólida no ambiente de trabalho, pode fazer o uso do whey. Muitas vezes não é prático levar sua marmita por conta do cheiro ou pelo próprio transporte. 


Ele pode servir pré treino?


Depende. Ele tem uma absorção muito rápida. Dependendo da logística alimentar da pessoa, ele pode servir tanto como um pré treino quanto um pós treino.




Já começaram os campeonatos de final de ano, e o nutricionista Artur passou algumas dicas para quem vai competir!


O momento da competição, não é o momento da gente comer coisas que não estamos acostumados. Vamos estar com a adrenalina muito alta e geralmente as pessoas já tendem a ficar enjoadas.


Jantar da noite anterior:


 Uma boa quantidade de carboidratos

  •  macarrão

  • arroz

  • batata doce

  • batata inglesa

  • aipim

  • sucos de frutas

  • frutas de sobremesa


 justamente pensando que essa refeição vai influenciar na quantidade de estoque de combustível que vamos ter dentro do músculo.

 

Nos intervalos das provas (curtos):


Entre essas provas, a gente prioriza alimentos que tenham uma maior concentração de carboidratos com o menor volume


Exemplo:

  • Açaí

  • Paçoca

  • Gatorade (repositores de eletrólitos, carboidratos e sais minerais). 


Nos intervalos das provas (com mais de 4 horas):


Vale a pena introduzir uma refeição mais sólida:

  • Macarrão

  • purê de batata inglesa

  • arroz

  • água de coco


 O ideal é priorizar os carboidratos de mais fácil digestibilidade. Não é momento de muita salada, muita carne, muito frango, que são alimentos que demoram mais para serem absorvidos.


E aí, gostou do conteúdo? Esperamos que tenha sido útil! Abaixo segue as redes sociais do nutricionista Artur que posta várias dicas e receitas!

@nutri.arturmotta_












Comentários

Postagens mais visitadas